Article Image
read

Passear pelo Caminho do Ouro em Paraty é vivenciar a história do Brasil

Perdido em meio à Mata Atlântica de Paraty existe um calçamento de pedras, similar ao do Centro Histórico, trecho original remanescente do calçamento feito na antiga trilha indígena, que então passou a ser conhecida como Caminho do Ouro.

No período anterior à chegada dos colonizadores à América, os indígenas que habitavam esta região circulavam por diversas trilhas, as quais muitas foram utilizadas pelos portugueses para avançar na ocupação do território. E isso aconteceu com o caminho que transpunha a Serra do Mar em Paraty, que no século XVIII foi calçado para facilitar o escoamento do ouro, e depois reformado no XIX para descer o café.

Esse trecho do Caminho do Ouro em Paraty ficou esquecido por mais de 50 anos. Apenas no início dos ano 2000 teve um pequeno trecho revitalizado, através de um projeto conduzido por guias de turismo, a prefeitura e o Sebrae. Na sequência, foi tombado pela Lei Ordinária Municipal n° 1.419, em 1° de julho de 2004, para preservar sua memória cultural e seus valores históricos, considerando sua relevância no contexto histórico do Brasil, e tendo seu reconhecimento como antiga trilha indígena e remanescente dos 1.200 Km da estrada calçada que uniam Diamantina a Paraty, sendo testemunho material de engenharia portuguesa e mão-de-obra escrava do período colonial.

A partir de sua revitalização, se transformou em um atrativo ecoturístico cultural singular, onde os visitantes podem passear por caminhos de pedras em meio à floresta e mergulhar na experiência dos tropeiros e viajantes do Brasil colônia.

Vem ser parte desta história, todo dia tem tour

#WalkingTour
#CaminhoVelho
#CamindodoOuro
#EstradaReal
#LoveParaty
#💚Paraty

Informações e reservas:
📧[email protected]
✅+55 24 99978.7367
https://wa.me/message/66F67K3GVMFCM1

Blog Logo

Laíse Costa

Turismóloga e Guia de Turismo RJ


Published

Image

LOVE PARATY

by Laíse Costa

Back to Overview